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Bastidores do E-Commerce: a formação de preço

Eu me recordo da época quando o E-commerce era apenas restrito ao PC. Hoje a facilidade de se montar uma loja online é muito grande pela queda da barreira tecnológica. Existem muitas soluções ‘faça-você-mesmo’ e sua loja sai montada com poucos cliques para diversos dispositivos e aplicativos. E claro, as redes sociais estão agregando o ‘commerce’ cada vez mais em suas plataformas.

O último exemplo é o Facebook que lançou essa semana o seu marketplace, ou seja, exibe fotos de itens que você quer vender com base na proximidade e os usuários podem ajustar a sua localização e procurar itens ou categorias específicas, tais como roupas, utensílios domésticos ou eletrônicos. Mas calma, aqui no Brasil ainda não chegou.

“Se por uma lado é fácil montar seu negócio .com.br, por outro tem muita concorrência também e os detalhes podem fazer a diferença para o sucesso nas vendas”

Acontece que todo esse frisson em torno do E-commerce e da promessa de se ganhar muito dinheiro com relativa facilidade, faz as pessoas deixarem de lado alguns princípios básicos em qualquer negócio, seja online ou não. Se por uma lado é fácil montar seu negócio .com.br, por outro tem muita concorrência também e os detalhes podem fazer a diferença para o sucesso nas vendas.

O que acontece nos bastidores de um e-commerce foi tema do último Congresso E-Commerce Brasil Gestão 2016 aconteceu dias 20 e 21 de setembro. Mas o que afinal são esses bastidores e quais pontos devo levar em consideração quando penso em montar minha loja virtual? Simples, uma palavra muito utilizada e pouco empregada na prática: planejamento.

Dentro desse planejamento inicial, destaco 4 pilares que p-r-e-c-i-s-a-m ser levados em conta antes de colocar a loja online. Hoje vamos falar do primeiro, o preço. Let’s go!

Preço não se forma com achismo 

Esse é o campeão. Muitos empreendedores online simplesmente não sabem como formar o preço de venda que deve pagar a operação online e ainda dar lucro. E não adianta dizer que minha loja tem poucos produtos ou é pequena. Ou então que meu markup é de 2,5. Essa formação de preço tem uma estrutura básica que deve levar em conta os Custos, Despesas e Lucro.

O que acontece muitas vezes é que o empreendedor forma esse preço só pensando no lucro que ele quer ter e se esquece dos custos – basicamente relacionado aquilo que você paga aos fornecedores…o % da plataforma de e-commerce por exemplo, e as despesas – administrativas e de vendas, aquelas que estão lá todo o mês para pagar, como na sua casa.

Então se você formar seu preço levando em conta essas variáveis, o preço de venda será maior do que aquele que leva em conta somente o lucro. Indo mais fundo com a lupa, você pode pensar em uma estrutura para organizar a sua formação de preço que leve em conta o seguinte:

Ou seja, sem considerar os custos de produção, aquisição, rateio, impostos…você pode começar a vender seu produto a R$100,00 quando, na verdade, deveria colocar online a R$120,00 por exemplo. Isso aí, no próximo post vamos falar de gestão de compras, estoques e relacionamento com o cliente. Até!