Seu negócio não pode perder a onda do Pokémon Go

A cultura de massa nos proporciona ver dois tipos de fenômenos: os descartáveis que promovem um barulho temporário e rapidamente são esquecidos, e os transformadores que continuam ecoando pela sociedade trazendo mudanças que alteram para sempre o nosso dia a dia. O Pokémon Go, aplicativo da empresa Niantic em parceria com a Nintendo e que levou milhões de americanos às ruas em um final de semana, pertence à segunda categoria. O ‘augmented marketing’ é mais acessível do que você imagina e seu negócio não pode ficar de fora.

Em minha recente viagem aos Estados Unidos tive a oportunidade de ver ao vivo esse fenômeno. O jogo que está prestes a ser lançado no Brasil é muito fácil de se jogar e utiliza a realidade aumentada, que é a característica principal do movimento disruptivo que estamos testemunhando. Realidade aumentada (augmented reality) é quando as informações digitais são agregadas à realidade e criam um mundo híbrido, no qual os elementos virtuais se misturam com o mundo real. É diferente da realidade virtual, onde o usuário é inserido em mundo recriado digitalmente.

Hoje a realidade aumentada está acessível a grande parte da população devido ao avanço da tecnologia, basta ter um smartphone. Não é mais uma tecnologia de nicho, como foi o caso do Google Glass, e vai se espalhar, além dos jogos, para setores como varejo, mercado imobiliário, saúde, educação, engenharia e aplicações militares.

Nos Estados Unidos as empresas mais antenadas perceberam o potencial de atração de novos clientes e estão surfando a onda. Como os usuários atravessam suas cidades procurando Pokémons, lojas, restaurantes, cinemas e uma infinidade de negócios estão capitalizando essa massiva oportunidade, guiando o tráfego de pessoas a pé para compras em suas lojas físicas. Tudo isso é possível graças a uma simples compra in-app (dentro do jogo) juntamente com criativas campanhas de marketing. Portanto, para tornar os jogadores ambulantes em seu mais novo cliente quando o jogo for lançado no Brasil, veja o que você precisa saber para sair na frente.

PókeStop e Ginásios – fique perto deles

Enquanto um jogador não encontra um Pokémon, na tela do smartphone vai aparecer um mapa virtual e no caminho existem duas enormes estruturas virtuais. Uma delas é a PokéStop onde o jogador consegue coletar pokebolas, poções entre outros elementos que ajudam no jogo. Já nos Ginásios, os players podem treinar seus Pokémons ou duelam com outros oponentes. Dessa forma, você deve prestar atenção se seu negócio está perto de um Ginásio ou Pokéstop. Uma maneira fácil para isso é abrir o jogo no local do seu negócio e localizar o mais próximo na tela do smartphone.

Lures – lance a isca e espere o cliente

Às vezes, não é fácil encontrar um Pokémon. O jogo oferece uma série de compras dentro in-app para facilitar a tarefa, contudo, existe uma importantíssima e acessível principalmente para pequenos negócios que são os Lures (iscas). Os Lures atraem Pokémons no entorno da PokéStop em que ele é colocado por meia hora. Com pouco mais de R$ 300,00 e por cerca de R$4,00 a hora você terá a possibilidade real de atrair novos clientes. Fazer marketing com pouco investimento e ainda ter resultado é um achado. Para completar a ação, basta você utilizar as redes sociais para divulgar com antecedência as promoções relacionadas ao jogo, lançar o Lure e aguardar. Lembre-se que caso você tenha um e-commerce além da loja física, é possível fazer uma bela propaganda da sua loja virtual, principalmente para pessoas que não a conheciam antes.

Em resumo, fique de olho aberto quanto o jogo for lançado no Brasil e não perca essa ‘Pokéonda’, aumente suas vendas e de quebra crie laços emocionais com seus potenciais novos clientes, que vão se lembrar da sua loja, mesmo depois que a novidade passar, o que deve demorar bastante. Portanto, saia na frente!

Quer saber mais como planejar outras ações de marketing relacionadas ao jogo? Entre em contato! http://jcaconsulting.net.br ou escreva para juan@jcaconsulting.net.br



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *